Nesse último mês houve uma progressão bastante significativa no quadro da doença, em curto espaço de tempo. Em 4 dias perdi a contração do lábio inferior e passado 20 dias a contração do lábio superior. Observando meu rosto, a fisio e a fono repararam que meu sorriso está mais mimico e a região do masseter principalmente nas bochechas já não existe nem músculo nem gordura. Bastante atrofiado sendo possível sentir minha arcada dentária. Os olhos também estão com as pálpebras mais caídas e flácidas, assim como as maçãs do rosto. A língua também está bem mais difícil a movimentação completa dela. Músculos do pescoço bastante atrofiados também.
Uma varredura no abdome foi possível notar que a parte inferior já não tem mais contração o que tem dificultando para fazer cocó e xixi. Não tem a ver com o esfíncter, eles funcionam. Tem a ver com a atrofia dos músculos abdominais e pélvicos. Isso também afetou a minha vida sexual.
A gente percebe que a evolução motora é mais lenta do que a evolução bulbar (face, deglutição) e respiratória. Essas tem evoluído constantemente.
Não tem sido fácil!
Os exercícios estão se tornando mais difíceis de executar e os músculos dessas regiões estão fadigando muito rápido, porque tenho que forçá-los mais, o que causa contratura e dor.
Tenho tido mais contraturas e sofrido muito com as dores. Na fisio motora, esse mês só fizemos liberação miofascial, e imagina a dor que venho sentindo. Saio sempre chorando porque ador é muito forte para desmanchar as contraturas. E não é uma e também não é um lugar. As contraturas tem por todo meu corpo, e você tira uma hoje no dia seguinte já tem mais um monte no mesmo lugar.
Ando preocupada com o rumo dessa doença;;; e venho pensando como estarei daqui a 6 meses.
A evolução infelizmente atinge os piores lugares que são a deglutição e a respiração.
Sabe, eu não me sinto triste, deprimida, eu luto o tempo todo, dia a dia... mas meu corpo, a carcaça sabe, o físico ele tá cansado, tá gritando SOCORRO! Vejo meu corpo se deformando, cheio de buracos devido a atrofia. A pele está flácida!
Tenho medo do futuro! Eu tenho sim!E ás vezes por um instante não me reconheço. Tô cansada
Nenhum comentário:
Postar um comentário